PC

Como medir a velocidade do HD do computador

Publicado por

O disco rígido é um dos maiores gargalos do computador. Um HD muito lento pode comprometer o desempenho do sistema e por isso, hoje em dia, os discos SSD estão se tornando muito populares.

Existem alguns programas que podem lhe ajudar a medir o desempenho do HD. Veja nesse tutorial como medir e descobrir as velocidades de leitura e de gravação do disco rígido do seu computador.

Como testar o desempenho do disco rígido:

1. Para começar, baixe o programa Crystal Disk Mark e execute-o em seu computador. O programa oferece uma forma prática de medir a velocidade de dispositivos como discos rígidos e discos SSD.

2. O programa é portátil, portanto, você precisa extrair o arquivo Zip baixado e executar a versão de acordo com seu dispositivo. Execute “DiskMark64.exe” para 64 bits e “DiskMark32.exe” para 32bits.

3. Com o programa aberto, defina o número de testes que deseja realizar, o tamanho do arquivo de teste e por fim, a unidade de disco referente ao disco rígido que deseja testar no Crystal Disk Mark.

4. Em geral não é necessário alterar os valores padrões, apenas selecionar a unidade de disco. Em seguida, clique no botão “All” para executar todos os testes de desempenho no HD do computador.

5. Os resultados são exibidos na própria janela do programa. Por exemplo, em “Seq” você pode ver a velocidade de leitura e gravação sequencial e, em 4K a velocidade de leitura e gravação aleatória.

Sérgio Motta

Sou o criador dos sites SoftDownload, TopFreewares e SuperTutoriais. Trabalho com tecnologia há 20 anos e criei esse site para ajudar as pessoas a resolverem problemas e para apresentar opções gratuitas para você usar em seu computador e no smartphone. Espero que ele seja útil para todos.

Publicado por