Categorias: PC

Como organizar os ícones na bandeja do sistema

Publicado por

Diversos programas em nosso computador são executados em segundo plano e adicionam um ícone na bandeja do sistema, ao lado do relógio do Windows. A partir deles você pode verificar o status dos programas, assim como acessar várias opções clicando com o botão direito do mouse em seu ícone.

Embora o Windows “oculte” a maioria dos ícones na bandeja do sistema, dependendo do número de programas, a bandeja do sistema pode ficar bagunçada. Nesse tutorial mostraremos como organizar os ícones na bandeja do sistema no Windows 10 usando apenas os recursos do sistema operacional.

Como organizar os ícones dos programas na bandeja do sistema

Como fixar os ícones da bandeja do sistema na barra de tarefas

Alguns programas exibem informações úteis através dos ícones e por conta disso, é importante que eles estejam sempre visíveis na barra de tarefas, para que você possa visualizar rapidamente essas informações, sem que seja necessário clicar na seta da bandeja do sistema para ver ícones ocultos.

1. Clique na “seta para cima” ao lado dos ícones da bandeja do sistema para abrir o menu com todos os ícones de programas executados na bandeja do sistema, mas estão “ocultos” na barra de tarefas.

2. Clique sobre o ícone do programa que deseja fixar e arraste-o para a barra de tarefas, ao lado do relógio do Windows. Você pode organizar a posição dele na barra de tarefas “arrastando e soltando”.

3. Pronto, uma vez feito isso, o ícone ficará sempre visível na barra de tarefas.

Como ocultar os ícones desnecessários da bandeja do sistema

Alguns ícones são completamente desnecessários na bandeja do sistema e provavelmente, você não precisa tê-los na bandeja do sistema. Felizmente o Windows oferece uma forma simples de fazer isso e você pode ocultar até mesmo ícone de recursos do Windows, como volume, bateria, rede e outros.

1. Clique com o botão direito sobre a barra de tarefas e selecione a opção “Configuração da barra de tarefas”. Outra forma de você chegar até essa opção é clicar no menu Iniciar do Windows 10, abrir o aplicativo “Configurações” na barra lateral e acessar a opção “Personalização > Barra de tarefas”.

2. Role a página até a seção “Área de notificação”. Aqui você encontra a opção “Selecione os ícones que devem aparecer na barra de tarefas” e também a opção “Ativar ou desativar ícones do sistema”.

3. Clique na opção “Selecione os ícones que devem aparecer na barra de tarefas” e escolha quais os programas que devem ter seu ícone exibido na bandeja do sistema do Windows (área de notificação).

4. Retorne a página anterior, clique na opção “Ativar ou Desativar ícones do sistema”, e na página de configuração aberta, selecione quais ícones do sistema deseja manter visíveis na bandeja do sistema.

Como remover programas da inicialização do Windows 10

Diversos programas inicializados automaticamente com o Windows, adicionam um ícone na bandeja do sistema. Embora alguns sejam realmente necessários, como, por exemplo, o antivírus, outros não são e podem ser removidos da inicialização do Windows, para poupar recursos e espaço na bandeja.

1. Clique com o botão direito no menu Iniciar ou pressione WIn+X e abra o “Gerenciador de Tarefas”.

2. Abra a guia “Inicializar” e clique na coluna “Status” para ordenar os programas que estão definidos para serem iniciados com o Windows. Clique com o “botão direito” no programa desejado e selecione “Desabilitar”. Uma vez feito isso o programa não será mais iniciado automaticamente com o sistema.

 

Sérgio Motta

Sou o criador dos sites SoftDownload, TopFreewares e SuperTutoriais. Trabalho com tecnologia há 20 anos e criei esse site para ajudar as pessoas a resolverem problemas e para apresentar opções gratuitas para você usar em seu computador e no smartphone. Espero que ele seja útil para todos.

Ver comentários

Publicado por