Medir o tempo de inicialização do Windows pode ser útil em diversas situações. Por exemplo, se você fez um upgrade em seu computador e deseja ver se ele está iniciando mais rápido, ou então, se você deseja descobrir se um programa que instalou está retardando a inicialização do sistema operacional.
Infelizmente, o Windows não oferece uma ferramenta para “medição do tempo de inicialização”, você precisa usar programas de terceiros para verificar quanto tempo para o Windows demora ser iniciado em seu computador. Nesse tutorial mostraremos como medir o tempo de inicialização do Windows.

Como descobrir quanto tempo o Windows demora para ser iniciado
1. Para você medir o tempo de inicialização do Windows em seu computador com mais precisão, eu recomendo que você habilite o login automático do usuário no Windows. Dessa forma, a inicialização não irá parar na tela de login para você digitar a sua senha e o Windows será carregado sem atrasos.
2. Em seguida, baixe o programa Startup Timer. Ele está disponível em versão instalável e portátil.
3. Execute o programa e clique no botão “Restart Computer”.
4. Ao fazer isso, ele irá reiniciar o computador para medir o tempo total de carregamento do sistema operacional Windows em seu computador. Aguarde a conclusão, não utilize o computador durante a medição. Dessa maneira, os resultados da inicialização aferidos pelo programa serão mais precisos.
5. Uma vez concluído o processo, ele irá exibir estatísticas da medição realizada. Ele mostra o tempo que o Windows demorou para ser totalmente carregado, assim como também o tempo que demorou para a área de trabalho do Windows ser exibida após a inicialização do seu computador ser iniciada.
6. Além disso, ele mostra os programas e/ou serviços que podem estar retardando a inicialização do sistema. Se o tempo de inicialização do Windows em seu computador estiver alto, você pode realizar alguns ajustes para tentar reduzir o tempo, como, por exemplo, desabilitar programas da inicialização.