Como usar o celular antigo como câmera de segurança

Publicidade

Embora hoje em dia existam câmeras de segurança a preços muito acessíveis, você pode reutilizar um celular antigo que não usa mais, para criar o seu próprio sistema de monitoramento por câmera.

Nesse tutorial vamos lhe mostrar como montar um sistema de vigilância remota por câmera usando simplesmente a câmera de um celular antigo que você não usa mais e seu smartphone atual ou PC.

Como usar o celular para criar um sistema de vigilância por câmera:

Para criar o sistema de monitoramento por câmera usando a câmera do celular, você vai precisar de um celular antigo, que será usado como câmera e do seu celular atual ou então, de um computador.

1. Baixe o aplicativo gratuito Alfred em seu celular antigo. Nós iremos usá-lo para criar o sistema de vigilância por câmera. Ele está disponível para os smartphones Android, quanto iOS (iPhone e iPad).

2. Uma vez instalado, faça login com uma conta do Google, como por exemplo, sua conta do Gmail. Opcionalmente você pode criar uma conta fornecendo o endereço de e-mail ou uma conta da Apple.

3. Em seguida, escolha como deseja usar o Alfred e depois se deseja assistir gravações a distância. Por fim, marque a opção “Sim” para confirmar que você tem outro smartphone para instalar o Alfred.

4. Uma vez feito isso, seu celular antigo será definido automaticamente como câmera de vigilância e começará a exibir a imagem capturada pela câmera. Basta posicioná-lo no local que deseja “vigiar”.

5. Opcionalmente você pode ativar a detecção de movimento clicando no botão com uma “mira” na parte inferior da janela. Essa opção grava um vídeo quando um movimento é detectado pela câmera.

6. Agora instale o Alfred em seu smartphone atual, faça login utilizando a mesma conta do Google e você será definido como “Espectador”. Toque na câmera adicionada para assisti-la tem tempo real.

7. A partir do menu na parte inferior da tela você pode ligar o microfone, iniciar a gravação de vídeo, girar a tela, alternar para a câmera frontal, ligar a lanterna, ativar o modo noturno e disparar a sirene.

8. Quando ativada a detecção de movimento, ele exibirá uma notificação no smartphone informando sobre o movimento detectado. Para ver as gravações, clique em “Events” na tela inicial do aplicativo.

Nota: Você também pode acessar a página do Alfred no PC para visualizar as imagens da câmera.

Publicidade
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

2 comentários em “Como usar o celular antigo como câmera de segurança”

  1. E quando o celular antigo é realmente um ‘celular antigo’ ?
    Esse passo a passo não funciona para CELULARES ANTIGOS que tinham câmera e outras poucas funcionalidades, mas sim para smartphones antigos que contam com outras capacidades tecnológicas em seus sistemas operacionais.

    Se tiver um modo onde consiga utilizar as câmeras dos celulares mais antigos sem necessariamente contar com uso de aplicativos que exijam ‘configurações mínimas’ para isso, compartilha também.

    Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário