Como adicionar exceções no Windows Defender

Publicidade

O Windows Defender é o antivírus integrado ao Windows 10 e Windows 11. Ele possui um excelente nível de proteção, a ponto de você não precisar instalar um antivírus de terceiros em seu computador. Porém, assim como qualquer outros antivírus, às vezes ele detecta um arquivo seguro como ameaça.

No entanto, se você tem certeza que o “arquivo é seguro”, você pode criar uma exceção no Windows Defender, para impedir que ele exclua o arquivo baixado. Nesse tutorial mostraremos como adicionar uma exceção no Windows Defender para impedir que ele exclua o arquivo baixado automaticamente.

como criar excecao windows defender

Como adicionar uma exceção no Windows Defender

Para adicionar uma exceção no Windows Defender, precisamos realizar três etapas. Primeiramente, desativamos o Windows Defender temporariamente para ele não excluir o arquivo automaticamente, depois baixamo o arquivo e por último, criamos uma exceção no Windows Defender e reativamos ele.

1. Pesquise no menu Iniciar por “segurança” e abra o aplicativo “Segurança do Windows”.

2. Clique em “Proteção contra vírus e Ameaças”.

3. Em “Configurações de proteção contra vírus e ameaça”, clique em “Gerenciar configurações”.

4. Desative a “Proteção em tempo real” e mantenha essa janela aberta.

5. Com o antivírus desabilitado, baixe o arquivo que está sendo excluído pelo Windows Defender.

6. Na janela do passo 4, role até a seção “Exclusões” e clique em “Adicionar ou remover exclusões”.

7. Na janela “Exclusões”, clique no botão (+ Adicionar uma exclusão), selecione a opção “Arquivo” e selecione o arquivo que você baixou anteriormente no passo 5. Alternativamente, você também pode criar exceções para uma pasta, para tipos de arquivo e para um processo em execução no Windows.

8. Após criar a exceção no Windows Defender, retorne a janela “Proteção contra vírus e ameaças” e reative a proteção clicando no botão “Ativar” em “Configurações de proteção contra vírus e ameaças”.

9. Pronto, a partir de agora, o Windows Defender não irá excluir mais o arquivo automaticamente.

Categorias PC
Publicidade
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

Deixe um comentário