Como criar uma imagem de backup do pendrive

Publicidade

Embora você possa simplesmente copiar os arquivos armazenados no pendrive para outro local para fazer o backup do pendrive, essa opção pode não ser muito prática se você possui muitos arquivos e programas no pendrive, uma vez que se precisar formatar o pendrive, precisará restaurá-los um a um.

A melhor opção nesse caso pode ser criar uma imagem do pendrive, que lhe permitirá restaurar todos os arquivos do pendrive rapidamente sem que você precise ficar copiando os arquivos um a um. Veja nesse tutorial como fazer o backup completo do pendrive criando uma imagem (clone) do dispositivo.

como criar backup pendrive

Como criar uma imagem de backup do pendrive

Para criar uma imagem de backup do pendrive, nós vamos usar o programa ImageUSB da PassMark Software, que é um programa gratuito, portátil, e que suporta todas as versões recentes do Windows.

1. Baixe o programa ImageUSB e extraia o arquivo ZIP para uma pasta qualquer.

2. Em seguida, clique duas vezes no arquivo imageUSB.exe e aguarde o ImageUSB ser aberto.

3. Com o Image USB aberto, selecione o pendrive que deseja fazer o backup no passo 1 (Step 1)

4. No passo 2 (Step 2), selecione a opção “Create image from USB drive”

5. No passo 3 (Step 3) clique no botão “Browse”, selecione a pasta onde deseja salvar a imagem de backup do pendrive, defina o nome para salvar o arquivo de backup do pendrive e clique em “Salvar”.

6. Por fim, clique no botão “Create” para criar a imagem de backup do pendrive. Uma mensagem de confirmação será exibida, clique no botão “Yes” para confirmar a criação de um backup do pendrive.

7. Pronto, agora basta aguardar o backup ser realizado. O arquivo de backup terá o mesmo tamanho da capacidade de armazenamento total do pendrive. Por exemplo, se o pendrive tem 8 GB, o backup terá 8 GB, mesmo quando o “espaço de armazenamento do pendrive” não estiver totalmente em uso.

Como restaurar a imagem de backup do pendrive

Restaurar um backup de um pendrive é tão simples quanto criar uma imagem de backup. Basta você seguir as instruções abaixo para restaurar rapidamente uma imagem de backup para o seu pendrive.

1. Execute o Image USB e selecione no passo 1, o pendrive para o qual deseja restaurar o backup.

2. Selecione a opção “Write Image to USB to USB Drive” no passo 2.

3. No passo 3, selecione o arquivo de backup

4. Clique em “Write” para restaurar a imagem de backup do pendrive. Na mensagem de confirmação exibida, clique em “Yes” para confirmar que deseja restaurar o backup e depois clique no botão “Sim” para confirmar que você está ciente de que os arquivos que estõ salvos no pendrive serão perdidos.

5. Pronto, agora basta aguardar ele restaurar a imagem de backup no pendrive.

Categorias PC
Publicidade
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

Deixe um comentário