Como definir o programa padrão de um tipo de arquivo

Publicidade

Muitos programas não oferecem uma opção para você configurá-los como programa padrão para o formato de arquivo que ele utiliza, você precisa configurar essa opção manualmente no Windows 10.

Felizmente, é bem simples definir programas padrão no Windows 10 por tipo de arquivo. Veja nesse tutorial como definir qualquer programa no PC como padrão para um tipo de arquivo no Windows 10.

Como definir o programa padrão para um formato de arquivo:

Opção 1 – Configurações do Windows 10:

1. Clique em “Configurações” no menu Iniciar e selecione a opção “Aplicativos”.

2. Clique em “Aplicativos Padrão” e depois em “Escolher os aplicativos padrão por tipo de arquivo”.

3. Localize a extensão que você deseja alterar, clique no aplicativo que está definido como padrão e selecione o aplicativo que deseja definir como padrão. Se o programa que deseja definir não estiver sendo exibido na lista, veja abaixo como definir qualquer programa como padrão um tipo de arquivo.

Opção 2 – Menu “Abrir com”:

A opção nas configurações do Windows 10 funciona bem, porém ela não exibe todos os programas compatíveis com o formato de arquivo. Por exemplo, programas portáteis não são exibidos na lista.

Felizmente, existe um método para definir qualquer programa como padrão para um tipo de arquivo no Windows e, ele é bem simples de configurar. Veja como definir qualquer programa como padrão.

1. Clique com o botão direito em um arquivo com a extensão que deseja definir o programa padrão, selecione a opção “Abrir com” no menu de contexto e por fim, clique em “Escolher outro aplicativo”.

2. Marque a opção “Sempre usar este aplicativo para abrir arquivos .XXX”.

 

 

3. Selecione o programa na lista. Se você não conseguir encontrá-lo, clique em “Mais aplicativos”.

4. Em seguida, role a lista e clique em “Procurar outro aplicativo neste PC”.

5. Por fim, navegue até a pasta aonde está programa e selecione o seu arquivo executável (.exe).

6. Uma vez feito isso, o arquivo será aberto no programa e a partir de agora, sempre que você clicar duas vezes em um arquivo do mesmo formato, ele será aberto no programa definido como “padrão”.

 

Categorias PC
Publicidade
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

Deixe um comentário