Como desativar apps em segundo plano no Win11

Publicidade

Tal como em seu smartphone, alguns aplicativos no Windows 11 continuam sendo executados em segundo plano no sistema, mesmo quando você acredita que fechou o aplicativo. O problema é que os aplicativos em segundo plano podem deixar o sistema mais lento e esgotar a bateria do notebook.

Felizmente, é possível desativar facilmente os aplicativos em segundo plano no Windows 11 e nesse tutorial, mostraremos como você pode desativar a execução automática dos aplicativos em segundo plano no Windows 11 para liberar recursos do sistema e deixar o seu computador rápido novamente.

como desativar aplicativos segundo plano windows11

Como desativar os aplicativos em segundo plano no Windows 11

Opção 1 – Desativar aplicativos em segundo plano individualmente

Essa opção é mais interessante quando um aplicativo específico está consumindo muito recurso do sistema mesmo depois de fechado. Você pode desligar a execução do aplicativo em segundo plano e assim, resolver o problema de consumo elevado de recursos, como, por exemplo, de memória RAM.

1. Abra o menu iniciar do Windows 11 e clique em “Configurações”.

como desativar aplicativos segundo plano windows11 img1

2. Clique em “Aplicativos” na barra lateral esquerda e depois em “Aplicativos e recursos”.

como desativar aplicativos segundo plano windows11 img2

3. Localize o aplicativo que deseja desativar a execução em segundo plano, clique no ícone de “três pontos” e selecione “Opções avançadas” no menu. Note que apenas aplicativos instalados a partir da Microsoft Store tem essa opção, programas desktop não suportam a execução em “segundo plano”.

como desativar aplicativos segundo plano windows11 img3

4. Na tela seguinte, localize a opção “Permissões de aplicativo em tela de fundo” e selecione a opção “Nunca” no menu aberto para desabilitar completamente a execução do aplicativo em segundo plano.

como desativar aplicativos segundo plano windows11 img4

Opção 2 – Desativar todos os aplicativos em segundo plano

Se você quer desativar todos os aplicativos em segundo plano no Windows 11, você pode inserir uma chave no registro do Windows, que bloqueia os aplicativos em segundo plano para todos os usuários.

1. Para tornar as coisas mais fáceis, eu crie um arquivo de registro que adiciona automaticamente as informações no registro do Windows. Baixe o arquivo desativar_apps_win11.zip e extraia em seu PC.

como desativar aplicativos segundo plano windows11 img5

2. Clique duas vezes no arquivo desativar_apps_win11.reg para adicionar as informações no registro.

como desativar aplicativos segundo plano windows11 img6

3. Confirme que deseja adicionar as informações.

como desativar aplicativos segundo plano windows11 img7

4. Uma vez feito isso, reinicie o computador para que as alterações entrem em vigor e os aplicativos em segundo plano estarão bloqueados. Se você acessar as opções avançadas do aplicativos, como mostrado na opção 1 você não encontrará mais a opção “Permissões de aplicativo em tela de fundo”.

como desativar aplicativos segundo plano windows11 img8

 

 

Categorias PC
Publicidade
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

2 comentários em “Como desativar apps em segundo plano no Win11”

  1. muito bom desativou mesmo , Microsoft vacilou em nao colocar uma opção de selecionar os que todos ou só os que você quer desativar..

    espero que em furturas atualizações isso mude , mais com uso do arquivo de vocês desativou tudo obrigado.

    Responder

Deixe um comentário