Como mover arquivos antigos automaticamente

Publicidade

Às vezes, pode ser necessário mover arquivos de uma pasta para outra, mas fazer isso manualmente não é muito prático. Por exemplo, se você precisa copiar todos os dias os arquivos antigos da pasta X para a pasta Y, é possível criar um arquivo de lote pra mover os arquivos automaticamente para você.

Nesse tutorial vamos ensinar a criar um arquivo de lote com o Robocopy que filtra os arquivos antigos e move automaticamente os arquivos filtrados para uma pasta específica diariamente, em um horário específico utilizando uma “tarefa agendada”, criada no Agendador de Tarefas, disponível no Windows.

como mover arquivos antigos automaticamente

Como mover arquivos antigos automaticamente

Como criar o arquivo de lote

1. A primeira coisa que precisamos fazer é criar o arquivo de lote que irá mover os arquivos. Abaixo, você encontra um exemplo do arquio de lote que iremos usar. No exemplo abaixo ele está movendo os arquivos com mais de 30 dias da pasta D:\SuperTutoriais para a pasta C:\SuperTutoriais\Backup.

@echo off
robocopy D:\SuperTutoriais\ C:\SuperTutoriais\Backup\ /mov /s /minage:30

2. Copie o exemplo mostrado acima, cole-o no Bloco de Notas do Windows e substitua os caminhos D:\SuperTutoriais\ e D:\SuperTutoriais\Backup\ e não esqueça de colar a barra \ no final do caminho.

como mover arquivos antigos automaticamente img1

3. Por fim, defina no parâmetro /minage, a idade dos arquivos que serão movidos. Como mostramos anteriormente, se definirmos o /minage:30, ele irá mover os arquivos com mais de 30 dias de criação.

como mover arquivos antigos automaticamente img2

4. Uma vez concluída a edição, clique em “Arquivo >Salvar” do Bloco de Notas, selecione no campo “Tipo”, a opção “Todos os arquivos”, digite um nome para o arquivo e salve-o com a extensão .bat.

como mover arquivos antigos automaticamente img3

Como mover os arquivos automaticamente

1. Para mover automaticamente os arquivos antigos de uma pasta para outra, vamos criar uma tarefa no Agendador de Tarefas do Windows, que irá executar a operação automaticamente. Para começar, abra o menu iniciar do Windows, pesquise por “agendador” e clique na opção Agendador de Tarefas.

como mover arquivos antigos automaticamente img4

2. Uma vez aberto o Agendador de Tarefas, clique em “Criar Tarefa Básica” do lado direito da janela ou então, clique no menu “Ação” e depois, em “Criar Tarefa Básica”, para adicionar uma nova tarefa.

como mover arquivos antigos automaticamente img5

3. Digite um nome para a tarefa, como, por exemplo, “Mover arquivos antigos” e clique em “Avançar”.

como mover arquivos antigos automaticamente img6

4. Na tela seguinte, selecione quando a tarefa deve ser executada, como, por exemplo, diariamente e depois, defina o horário em que ela deve ser executada, como, por exemplo, todos os dias as 18:00

como mover arquivos antigos automaticamente img7

5. Em seguida, marque a opção “Iniciar um Programa”, clique “Avançar” e na próxima tela, clique em “Procurar” e selecione o arquivo .bat que você criou anteriormente no tutorial para mover os arquivos.

como mover arquivos antigos automaticamente img8

6. Por último, clique em “Concluir” para terminar a criação da tarefa agendada e, ele será executado automaticamente diariamente no horário agendado desde que o computador esteja ligado no horário.

como mover arquivos antigos automaticamente img9

7. Para testar a tarefa agendada e o funcionamento do arquivo de lote, clique com o botão direito na “tarefa” criada e selecione a opção “Executar” para a tarefa agendada ser executada imediatamente.

como mover arquivos antigos automaticamente img10

Categorias PC
Publicidade
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais:

Deixe um comentário